Nova articuladora do Fórum do Cariri promete muito trabalho

“Para mim vai ser um desafio muito grande, porque mesmo eu já sendo anteriormente membro do Fórum, mas agora vou estar como articuladora o que representa uma maior responsabilidade”. Este foi o argumento inicial da nova técnica articuladora do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri, Maria José Jovem de Freitas, ao participar do Programa Domingo Rural deste domingo(15). Ela falou para os ouvintes da Rádio Serrana de Araruna AM 590 kHz sobre a importância e o papel da organização dos diversos segmentos da sociedade e governos em torno do Fórum do Território e ao mesmo tempo falou de sua intenção em trabalhar de forma coletiva com os componentes do Fórum e as representações gerais da sociedade, buscando alternativas viáveis e sustentáveis para a microrregião do Cariri paraibano.

Ela falou das ações anteriormente desenvolvidas por ela junto aos agricultores daquela região, acrescentando que sua responsabilidade aumenta já que antes o trabalho era desenvolvido junto às comunidades de três municípios e agora estará coordenando um trabalho que envolve os 31 municípios do Cariri paraibano.

Jovem lembrou que os representantes dos executivos municipais ainda têm se mantido ausentes das discussões de desenvolvimento, atribuindo às práticas antigas de discutir a partir do interior das prefeituras e, a partir de agora as prefeituras passam a serem parceiras da sociedade, buscando as políticas públicas e tecnologias adaptáveis para as localidades e cidades da região. “As prefeituras participam pouco dos fóruns porque estão acostumadas em controlar tudo e agora a sociedade civil se apoderou do processo e tudo depende da sociedade civil para desenvolver os projetos, as atividades do território”, justificou Maria José.

Outro tema evidenciado pela nova mobilizadora relacionou-se aos primeiros passos à serem dados que, segundo ela, em parceria com os diversos componentes será feito um levantamento de todos os projetos existentes no território do Cariri objetivando saber o andamento e em qual fase se encontra cada projeto em execução.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top