Novo projeto com algodão orgânico irrigado aponto perspectivas para município no Cariri paraibano

São Domingos do Cariri, no Cariri Oriental paraibano, é o novo e primeiro município a desenvolver um projeto com algodão orgânico irrigado na agricultura familiar naquele território de desenvolvimento sustentável.     

Ailton Francisco dos Santos é extensionista e gerente da Empaer regional Campina Grande, participou do Notícias Agrícolas da Rádio Stúdio Rural nesta sexta-feira, detalhando o projeto que surge alinhado com a extensão, pesquisas, prefeitura municipal, empresas beneficiadoras do algodão e entidades locais.

Ailton Santos explicou que em 2021, por fatores diversos, não teve produção do algodão com frustação, inclusive, na agricultura e pecuária em consequência da seca. “De maneira geral, nos 22 município que compõem a nossa região, infelizmente não houve plantio do algodão, nós estamos agora iniciando um plantio em São Domingos do Cariri de forma irrigada, o pessoal de São Domingos, em parceria com Prefeitura Municipal de São Domingos com o interesse de fazer esse projeto, como a gente não teve algodão esse ano em praticamente nenhum, então não teremos problemas plantar agora na questão da janela, então vamos iniciar esse plantão provavelmente na semana que vem”, explica dizendo que a semente já está no município Á ser trabalhada com o coletivo de famílias componentes no projeto.

Ao dialogar com nosso público ouvinte Stúdio Rural, Ailton numerou que o projeto consta de 10 hectares e cerca de 06 famílias agricultoras às margens do rio Paraíba que irrigarão com águas da transposição do rio São Francisco. “A orientação técnico, nosso colega Geneilson vai estar presente lá na segunda-feira, em São Domingos do Cariri, e lá nós vamos fazer o plantio que vai ser o primeiro plantio de algodão irrigado aqui na região de Campina Grande”, explica justificando que todos os cuidados para o processo de convivências com os insetos serão trabalhadas.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top