Novo projeto por mais 1 milhão de cisternas pra saciar sede no semiárido é tema no Domingo Rural

A nova campanha da ASA, Articulação no Semiárido brasileiro, iniciada objetivando a construção de mais 1 milhão de cisternas e o processo de mobilização por sustentabilidade no semiárido foi tema trabalhado no Programa Domingo Rural deste domingo(03/10) tomando como referência a Campanha Tenho Sede que objetiva arrecadar recursos para a construção de 1 milhão de cisternas no Semiárido brasileiro.

Conforme a assessoria do movimento, o primeiro passo da campanha contou com uma participação do cantor e compositor Gilberto Gil, que lançou o clipe da sua nova versão do clássico composto por Dominguinhos e Anastácia, Tenho Sede, declarando apoio ao Programa Um Milhão de Cisternas Rurais e à própria campanha. “O acesso à água potável, por meio da cisterna de 16 mil litros, é uma das razões de existir da rede, que em 1999, lançou-se ao desafio de construir 1 milhão de cisternas. Em 2014, o objetivo não só foi alcançado, mas também superado, hoje, o Semiárido conta com 1,2 milhão de pessoas com acesso à água para beber e cozinhar”, explica aquela assessoria e reverbera Domingo Rural.

Nos últimos cinco anos, explica aquela assessoria, o Programa Um Milhão de Cisternas e outras políticas que preveem a construção de tecnologias de convivência com o Semiárido tiveram os recursos esvaziados e praticamente paralisaram e que, com os recursos arrecadados, a ASA dará início às construções com o objetivo de atender o público de 1 milhão de pessoas que ainda não têm acesso à água potável para o consumo humano na região.

Durante publicação da nova ação política, Domingo Rural já se comprometeu continuar as lutas como forma de contribuir na construção do diálogo pela implementação das novas tecnologias em todos os recantos do semiárido brasileiro.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / ASA

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top