Pernambuco inicia ampliação no monitoramento climático

O Laboratório de Meteorologia do Estado de Pernambuco(Lamepe), começará trabalho de monitoramento climático naquele estado de forma ampliada a partir do final de fevereiro quando será instalados 14 Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) – equipamentos responsáveis pelo monitoramento.

De acordo com o assessor de comunicação daquele laboratório, Robério Coutinho, a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, informou que foram investidos cerca de 158 mil dólares na aquisição das PCDs, justificando que as plataformas e também materiais sobressalentes e peças de reposição, que foram importadas dos Estados Unidos, já chegaram ao Laboratório, e começarão a ser instaladas na segunda quinzena do mês corrente. “Segundo Francis, alguns dos municípios que possuem Estações Experimentais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) – locais que já possuem toda a estrutura necessária para as instalações -, serão os primeiros a receberem as plataformas. Ela justifica que, além de apresentarem as condições ideais, as estações do IPA também vão auxiliar nas pesquisas dos impactos das mudanças climáticas na agricultura familiar do Estado”, relata Robério.

Aquele assessor informou que Lacerda informo que as cidades de Itambé, Ipojuca, São José do Belmonte, Afogados da Ingazeira e Itaíba serão as primeiras a receber as instalação dos novos equipamentos, trabalho que deve ser concluído até o final de junho, onde Pernambuco terá a maior rede de monitoramento climática, via satélite, em funcionamento do Nordeste. “Serão 40 PCDs, sendo três agrometeorologias, 27 meteorológicas e 10 termo-pluviométricas”, conclui, esclarecendo que as Plataformas de Coletas de Dados são capazes de medir e armazenar variáveis de chuva, vento, temperatura, unidade do ar, pressão atmosférica, radiação, além de temperatura e umidade do solo.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top