Pesquisas sobre parasitoses de caprinos e ovinos são evidenciadas em livro da Embrapa

Traçar um panorama amplo sobre avanços nas pesquisas relacionadas ao controle e prevenção de doenças parasitárias em caprinos e ovinos, com informações úteis a produtores rurais, técnicos e acadêmicos.

A informação é do assessor de comunicação da Embrapa Caprinos e Ovinos(Sobral-CE), Adilson Nóbrega, assegurando que este é o objetivo do livro Doenças parasitárias de caprinos e ovinos: epidemiologia e controle, que a Embrapa, lançará no evento Ciência para a Vida, que acontece entre os dias 23 de abril e 2 de maio, na sede da Embrapa, em Brasília (DF). “A obra traz a contribuição de 34 autores, entre pesquisadores brasileiros e também da Universidad de Tandil (Argentina), e foi editada pelos pesquisadores Antônio Cézar Cavalcante e Luiz da Silva Vieira, ambos da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE); Ana Carolina Chagas, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP); e Marcelo Beltrão Molento, da Universidade Federal do Paraná”, relata aquele jornalista, acrescentando que na obra estão presentes informações de pesquisas sobre temas como a resistência de animais a verminoses, o uso de marcadores moleculares para resistência a parasitas e métodos alternativos no controle de doenças, como o uso de fitoterápicos.

Ao dialogar com Stúdio Rural Adilson justificou que no Brasil, as parasitoses são causadoras de prejuízos aos setores de caprinocultura e ovinocultura, forçando produtores a empregar despesas extraordinárias com mão de obra e medicamentos e que as enfermidades provocadas também provocam redução na produtividade de leite e carne, além do aumento na mortalidade dos animais, causando entraves para o desenvolvimento das cadeias produtivas dos dois setores.

A Embrapa, informou aquele profissional, tem investido em estudos sobre imunologia e medidas de controle desde a década de 80, em trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Caprinos e Ovinos e que culminaram com o esquema de vermifugação estratégica para regiões semiáridas, até hoje utilizado por produtores de todos os níveis tecnológicos.

Adilson informou que o livro, editado pela Embrapa Informação Tecnológica, pode ser adquirido ao preço de R$ 50,00 pela Livraria Embrapa na Internet.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top