Poeta Chico Pedrosa lança livro em Petrolina nesta sexta-feira (10)

Raízes do Chão Caboclo – Retalhos da minha vida é o título do quinto livro do poeta popular e declamador Chico Pedrosa que será lançado a partir das 20h desta sexta-feira (10), no Solar da Praça, em frente a 21 de Setembro, bem no centro de Petrolina-PE.

A informação é da Clas Comunicação & Marketing, justificando que durante o lançamento da obra, que tem comentário de Jessier Quirino, prefácio de Joselito Nunes e apresentação de Maciel Melo, o público será recepcionado com música ao vivo, recital e causos apresentados por Chico Pedrosa no auge dos seus 75 anos, além da participação de vários poetas amigos vindos de várias cidades da região.

Clas explica que Chico é referência na arte da recitação, podendo-se dizer que é um dos que “fizeram escola” e que transita pelo Nordeste apresentando-se em shows, encontros literários e festivais de violeiros. “Poeta de manifestações múltiplas, contador de causos, o humor perpassa toda a poesia deste mestre. Apontado pela crítica como um dos dez maiores poetas populares do Brasil, no meio de uma constelação poética, que inclui Patativa do Assaré, Zé da Luz, Catulo da Paixão Cearense, Zé Praxedes e Zé Laurentino”, explica Clas, lembrando que o poeta nasceu em 1936, no município paraibano de Guarabira, radicado no Recife desde 2005.

Clas informou ainda que “Nas palavras do poeta Ésio Rafael, a poesia de Chico Pedrosa “não é apenas descritiva, ela encarna o sentimento e a fisionomia de um povo que luta, sofre, ri, chora, e sobrevive com dignidade e bravura, apesar das condições adversas, recheadas de contradições estruturais da política econômica e social da região”.e O autor style=mso-spacerun: yes>  já lançou os livros: Pilão de Pedra, 1988; Pilão de pedra II, 1996; Raízes da terra, 2004; O galo e a raposa, 2004; Antologia poética – Sertão Caboclo, 2004, além dos CDs: Poesia Popular Nordestina, 1990; Meu Sertão, 1999; Sertão Caboclo, 2001; Paisagem Sertaneja, 2003; No meu Sertão é assim, 2005; Raízes do chão caboclo, 2007.Chico Pedrosa gravou também um DVD no Teatro Santa Izabel, no Recife, com participações de Jessier Quirino, Amazan e Zé Laurentino”.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Universo Rural
Foto style=mso-spacerun: yes>  : Clas Comunicação.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top