Programa de alfabetização educa e fortalece cidadania no Sertão baiano

Criado em 2003, o Programa Mova Brasil tem proporcionado a alfabetização de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância, numa metodologia baseada em Paulo Freire, utilizando elementos do dia-a-dia para facilitar o aprendizado e fortalecendo a cidadania.

Segundo a assessoria do MOC, Movimento de Organização Comunitária, agora, trabalhadores rurais que participam do programa podem viver uma nova realidade com a geração de renda estimulada pela Petrobrás. “Moradora da Fazenda Samambaia, no município de Conceição do Coité, a trabalhadora rural Francisca Pereira Costa é uma das brasileiras que não teve acesso à educação na infância. Agora, com 37 anos, ela tem a oportunidade de conhecer um novo mundo”, justifica.

A assessoria informa ainda que as aulas do Programa Nacional de Alfabetização são ministradas por educadores da comunidade, capacitados pelas equipes técnico-pedagógicas do Instituto Paulo Freire. “Coordenador do Projeto Biodiesel da Petrobrás em Candeias, Davi Leal, disse que a empresa pretende apoiar o Mova Brasil com mais ênfase este ano. Segundo ele, o projeto visa contribuir para o fortalecimento da cidadania no país, fazendo com que as atividades educativas caminhem lado a lado com a geração de emprego e renda”, informa a assessoria MOC, acrescentando que para a coordenação do programa, ao estabelecer uma relação de parceria nos locais onde está sendo implantado, o Mova Brasil busca fortalecer as comunidades, entidades e rede pública, para que possam multiplicar e continuar a metodologia.

Fonte : Stúdio Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top