Projeto Sertão inicia ações em educação camponesa no Cariri paraibano

Trabalhar um modelo de educação camponesa que leve em consideração a realidade regional e as tecnologias adaptáveis a região semi-árida esse é o objetivo do Projeto Sertão, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Projeto Dom Helder Camara e que a partir de então passa a trabalhar a educação de agricultores familiares da região do Cariri paraibano.

Segundo o assessor do Projeto, Ricardo Menezes Blackburn(foto), o trabalho vem com a missão de trabalhar mais fortemente a questão ambiental e, como estratégia trabalhará com a educação camponesa de formação de agricultores e agricultoras, com formação que se dará numa parceria com a Universidade Federal de Campina Grande num mecanismo de controle social onde os agricultores e agricultoras que serão formados assumirão o papel de facilitadores e experimentadores desenvolvendo em seus próprios municípios projetos numa diretriz ambiental.

Ele disse que as atividades terão início em aproximadamente dois meses, tendo como local a Escola Agrotécnica de Sumé com aulas em finais de semana, num trabalho desenvolvido por professores da Universidade Federal de campina Grande que trabalharão toda uma metodologia que atenda a formação social, econômica, política, antropológica e técnica. “Eles vão trabalhar focados realmente num ambiente do Cariri, todas as matérias, todas as cadeiras vão ser tratadas referentes ás dinâmicas, ao cunho social, a história, a tecnologia, a vegetação, tudo do Cariri”, argumenta Blackburn.

Ele disse que está sendo formado o grupo das equipes e políticas pedagógicas, que em breve será realizado o processo de seleção das turmas feita através das instâncias já estabelecidas no território onde farão a seleção de trinta estudantes participantes envolvendo os 15 municípios de atuação do Projeto Dom Helder Camara.

Ricardo garante que em cerca de dois meses será realizado o processo de seleção e que o trabalho de formação educativa terá início em tempo discutido pela organização em parceria com as entidades envolvidas.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top