Queimadas realiza seminário debatendo direitos humanos e violência contra a mulher

A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Queimadas promoverá na próxima terça-feira(12/03) o I Seminário: Segurança, educação e direitos humanos; debatendo a violência contra a mulher.

O evento terá início às 14 horas desta terça-feira, tendo como local o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas, situado à Rua Otaviano Araújo do Rêgo, 20, Centro, e contará com a participação de autoridades diversas daquele município a exemplo do delegado Erissandro Pinto de Andrade, responsável pelo desenrolar dos casos de estupros e morte envolvendo a jovem agricultora e militante sindical Ana Alice de Macedo Valentim que foi vítima pelo maníaco Leônio Barbosa de Arruda que vitimou diversas jovens nos município de Boqueirão, Caturité e Queimadas. Durante sua participação, juntamente com outros expositores, o delegado trabalhará o tema: Estado, Segurança e Políticas Públicas para as mulheres: desafios e perspectivas em segurança e políticas públicas de gênero.

Kaline Tomaz Silva Monteiro(foto) é coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher da Secretaria de Ação Social e, ao conversar com Stúdio Rural, informou que o evento tem o objetivo de fortalecer o trabalho sensibilizar a sociedade queimadense para o fato de que discutir violência é uma questão de ações de educação e cultura enquanto instrumento inicial de transformação e ao mesmo tempo algo relacionado á segurança pública a partir de ações policiais e judiciais em sintonia com as ações do governo local e da sociedade organizada. “Acredito que esse evento seja um bom início onde vamos unir todas as nossas secretarias onde já comuniquei as secretarias de educação, de saúde, nós vamos mobilizar as escolas, o acontecido aqui em Queimadas fica á cargo da justiça e a nossa intenção, como falei, é sensibilizar a sociedade, principalmente no tocante á mulher, trazendo aí nossas lideranças campinenses, queimadenses, professores da Universidade Federal e acredito que o evento irá dar certo”, explica Tomaz.

Para a secretária da Ação Social daquela prefeitura, Terezinha de Jesus de Souza Dantas, temas como esses estarão recorrentes nas discussões das secretarias daquele governo municipal de forma integrada para que, a partir de um trabalho educativo e preventivo, possa-se evitar práticas violentas no seio daquela sociedade e diz acreditar que a gestão do prefeito Jacó Maciel estará discutindo com os setores sociais organizados políticas públicas voltadas à questão da segurança, de direitos, de atenção a mulher e ao mesmo tempo ações de inclusão produtivas como forma de desenvolvimento humano e social das famílias na cidade e no campo. “A gente tem percebido no município um alto índice de violência contra as mulheres, uma violência muitas vezes silenciosa onde as vítimas têm medo e ou não sabem como recorrer a um socorro ou a uma ajuda, então estamos a chamar a comunidade, as secretarias, algumas autoridades para a discussão da temática que gira em torno da segurança, da educação e da saúde”, explica Terezinha Dantas dizendo que as informações apresentadas no seminário poderão contribuir para a implementação de políticas voltadas ao desenvolvimento social e econômico do município. “O nosso trabalho á frente da secretaria, além dos programas que atendem a mulher como o Creas e o corpo técnico que está disponível pra acolhe-la, infelizmente não um especificamente só para as mulheres. O Creas que faz esse suporte são mulheres, crianças e idosos, então a gente espera que essas pessoas que estão no recolhimento do lar caladas, que estão amedrontadas nós procurem que nós estamos disponíveis a atendê-la, se não tivermos condições de dar o suporte necessário, nós temos uma rede. Campina Grande, por exemplo a gente tem o centro de Referência da Mulher onde a gente pode estar encaminhando prá lá como para outros serviços”, adianta.

Programação
I SEMINÁRIO: SEGURANÇA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: debatendo a violência contra a mulher.
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais
          Rua Otaviano Araújo do Rêgo, 20
          Centro – Queimadas/Paraíba
14h00min- Abertura do Seminário
Show musical (voz e violão)
Exposição de Artesanato
Assistência Social
Prefeito: Jacó Moreira Maciel
Secretária de Ação Social: Teresinha Dantas
Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher: Kaline Tomaz Silva Monteiro
Coord. do Centro de Referência de Violência Contra a Mulher: Isânia Petrúcia Frazão Monteiro
14h30min – MESA 01:
Estado, Segurança e Políticas Públicas para as mulheres: desafios e perspectivas em segurança e políticas públicas de gênero.
1. Dr. Erissandro Pinto de Andrade – Delegado
2. Dr. Sócrates da Costa Agra – Promotor de justiça- Defesa dos direitos da mulher
3. Drª. Maria Marli Castelo Branco de Mélo – Coordenadora de políticas públicas para as mulheres do município de Campina Grande
4.  Drª. Gilberta Santos Soares – Secretária executiva da mulher e da diversidade humana
16h30min – MESA 02
Educação, cultura e violência de gênero: a mulher no centro do debate
1. José Marciano Monteiro – Sociólogo/Filósofo/Doutorando em Ciências; Sociais/UFCG
2. José Irivaldo A. O. Silva – Bacharelado em Direito/Doutorando em Ciências Sociais/UFCG
3. Maria Anunciada Flor Barbosa – Presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais de Queimadas
19h00min- Encerramento do Seminário
Voz e violão.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top