Recursos federais proporcionam capacitação de extensionistas potiguares sobre remanejo da caatinga

O bioma do semiárido, conhecido como caatinga, receberá um tratamento especial no Rio Grande do Norte, a partir deste novo ano já que 25 extensionistas rurais da Emater-RN estão sendo capacitados em um treinamento, dividido em quatro módulos.

Segundo a assessoria daquele órgão de extensão, a capacitação teve início nos meses de novembro e dezembro passados e segue até fevereiro e março deste ano numa ação que vem acontecendo no Centro de Treinamento Dom Wagner, em Caicó, na região do Seridó.

Segundo aquela assessoria, a iniciativa é resultante de uma chamada pública do Governo Federal via Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal, da qual a Emater-RN foi a instituição vencedora. “De acordo com a coordenadora do evento, engenheira florestal da Emater-RN, Albanita Peixoto, o objetivo do projeto é conscientizar os agricultores familiares sobre a importância do bioma e promover o seu remanejamento de forma sustentável, utilizando tecnologias de ponta”, explica acrescetando que após o treinamento, os extensionistas rurais atuarão como agentes multiplicadores junto aos agricultores familiares de regiões selecionadas e mapeadas em áreas do semiárido norte-rio-grandense.

Ao dialogar com Stúdio Rural aquela assessoria explicou, ainda, que no segundo módulo da capacitação, os temas enfocados nas exposições e debates foram: conceitos básicos do bioma caatinga, utilização de aparelhos GPS, elaboração de mapas das reservas a serem trabalhadas, a criação de uma base de dados para avaliar as informações, abordagem de manejo florestal sustentável e a elaboração de projetos. 

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top