Reunião de canavieiros debate assuntos de interesse da categoria

Dirigentes e produtores canavieiros que integram a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) estiveram reunidos na última quarta-feira(26/11), no auditório da entidade, em João Pessoa, destando temas como a negociação das ações da Lei 4870/65, a instância em que se encontra a viabilização do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO) para lavoura canavieira, ações referentes ao antigo Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural – FUNRURAL, entre outros assuntos.

Segundo a assessora da entidade News Comunicação, logo no primeiro momento da reunião o advogado Rogério Varela Negreiros Weick apresentou uma sugestiva proposta de comercialização de crédito dos associados que se encontram com ação judicial junto à União e ANP a respeito das diferenças de Preço de Cana movidos pela Lei 4.870/65, que dispõe sobre a produção açucareira, a receita do Instituto do Açúcar e do Álcool e sua aplicação. “Essa ação também vem sendo acompanhada em Brasília pelo advogado contratado pela Associação, André Paulo Pupo Alayon. A ação, que já perdura por oito anos, foi ganha em primeira instância, e agora a expectativa é de que até 2010 ou 2011, seja finalmente julgada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ)”, reforça News.

Aquela assessoria informou ainda que em seguida, o presidente da Asplan Raimundo Nonato Siqueira fez um breve resumo de vários encontros recentes nos quais esteve representando a Associação em busca da viabilização de pleitos urgentes para o segmento canavieiro, a exemplo da necessidade da inclusão da cana-de-açúcar no Pepro, da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), e de uma compensação em caráter emergencial pelo fato dos produtores canavieiros terem sido bastante prejudicados na última safra, em virtude do Pepro ainda não ter sido disponibilizado até hoje. “Nonato também aproveitou o momento para convidar todos os associados para comparecerem a uma grande manifestação pública do segmento canavieiro nordestino que ocorrerá na próxima terça-feira (02), durante a visita do presidente Lula à capital pernambucana”, informa.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top