Rural de Caraúbas é contemplado com instalação de projeto para multiplicação da palma forrageira

SR261218qComunidades rurais do município de Caraúbas, Cariri Oriental paraibano, estão contempladas com um projeto do Governo do Estado da Paraíba através do Procase.

Trata-se de do projeto produtivo de plantio de palma forrageira resistente a Cochonilha do Carmim de forma irrigada, na lógica de sistema agroflorestal e, conforme o jovem agricultor familiar Moisés Marcos de Brito, representa a esperança de fazer com que o município desenvolva o processo de plantio das novas variedades por todas as comunidades rurais. “A nossa área é de meio hectare que já foi feito brocado com as máquinas da prefeitura, já foi feito a aração com o trator de gradagem, já foi colocado os kits de irrigação numa parte, só está faltando esticar o resta da fita de um lado já que a gente vai dividir, vai ser plantado de um lado um tipo de palma e de outro lado um outro tipo e colocar a irrigação no pé da palma mesmo pra tentar multiplicar o mais rápido possível”, explica.

Moisés Marcos explicou que são 6 mil raquetes de palma plantadas por unidade de projeto para o processo de multiplicação como forma de compartilhar as variedades resistentes nas diversas unidades rurais daquele município que também foi vítima do ataque da praga. “A associação da gente é bem unida e organizada, a gente está batalhando pra isso, pra multiplicar a palma que a cochonilha do carmim dizimou no Cariri da Paraíba em geral e a gente agora tem que plantar a palma resistente”, explica Moisés ao dialogar com nosso público Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Faça um comentário

Todos os campos obrigatórios são marcados como (requerida). Seu Endereço de e-mail não será publicado

Voltar para o topo