Safra no Nordeste cresce mais que nas regiões Sul e Norte

A atual safra de grãos no Nordeste vai fechar este período com 12,6 milhões de toneladas, 28,9% a mais que o ciclo passado. Isso significa que os agricultores da região vão colher quase três milhões de toneladas a mais. Dados da Conab mostram que, percentualmente, esta quantidade é oito vezes maior que o crescimento obtido pela região Sul e mais que o dobro do registrado no Norte.

A informação foi repassada pela assessoria da Conab, justificando que a produção deste ano terá um incremento de 3,5% no Sul, 4,2% no Sudeste, 12,5% no Centro-Oeste e 13,7% no Norte e que na opinião o gerente de avaliação de safras da estatal, Eledon Oliveira, este será o melhor desempenho agrícola da história do Nordeste.

Aquela assessoria informa que a área de plantio no Nordeste corresponde a 17,4% das lavouras de grãos cultivadas no país que predominam nos seus nove estados pequenas propriedades de agricultores familiares, responsáveis pela maior parte da produção e que muitas plantações são do tipo consorciadas, em que duas ou três culturas, como milho, feijão e melancia, compartilham o mesmo espaço apresentando como exceção o oeste baiano, onde há uma área com agricultura empresarial voltada para o plantio de soja.

Só o Ceará, segundo a Conab, vai colher uma safra 126,8% maior que a passada. “A produção de feijão no estado saiu de 124,6 mil para 267,3 mil t. Já o milho passará de 335,6 mil para 836,7 mil toneladas”, justifica.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top