Secretaria do MDA promove Salão dos territórios rurais em João Pessoa

Durante esta terça e quarta-feira(08 e 09) a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realiza o 1º Salão Estadual dos Territórios Rurais da Paraíba. O evento acontece no Centro de Capacitação do Sebrae em João Pessoa, representando a expressão do mundo rural no Estado e evidenciando a potencial da economia paraibana.

Segundo o pesquisador da Embrapa Algodão e ex-delegado federal do desenvolvimento agrário na Paraíba, Marenilson Batista, o objetivo do Salão é socializar a diversidade cultural, econômica e de geração de renda dos territórios bem como favorecer um momento de revelação dos mesmos. “Para isso, ações concretas de desenvolvimento rural sustentável serão socializadas com a população, bem como o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. O evento vai debater a proposta de territorialização dos diversos programas e políticas públicas do Estado para que se tornem uma estratégia eficaz’, relata aquele pesquisador.

Já a assessora de comunicação da delegacia federal do MDA, Angelina Oliveira, na programação estão incluídas várias atividades e oficinas de capacitação, a exemplo da oficina de Sistema Estadual de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária; Programa Nacional de Habitação Rural e Crédito de Pescadores Artesanais da Paraíba e ainda disponibiliza ao público, visitação aos stands para conhecer amostras dos produtos oriundos dos Territórios Rurais da Paraíba, além de uma programação cultural.

Ao contatar com Stúdio Rural style=FONT-FAMILY: 10pt FONT-SIZE: ?Arial?,?sans-serif?;>Angelina informou que no primeiro dia do evento acontecerá uma feira, aberta ao público em geral, de Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária, atividade que se inicia a partir das 05h00 no estacionamento do Shopping Sebrae. Já o Salão é direcionado aos representantes dos territórios, agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores, gestores públicos, movimentos sociais, ONGs, representantes de entidades públicas e privadas.

Ela informou ainda que o Salão nacional dos territórios acontece anualmente em Brasília-DF, o salão nacional dos territórios rurais com o objetivo de trocar experiências sobre as boas práticas territoriais para mostrar a diversidade dos territórios rurais brasileiros e das políticas públicas existentes para a área, a partir da valorização das ações desenvolvidas pelos atores sociais. A tendência é que cada Estado realize o salão estadual com o mesmo objetivo do salão nacional.

Atrações Culturais do I Salão Estadual do Territórios Rurais

Abertura:
– style=mso-tab-count: 1>             Banda de Música Renato Fonseca, do município de Mamanguape
– style=mso-tab-count: 1>             Repentista José Carneiro, do Município de Mamanguape
Noite Cultural
– style=mso-tab-count: 1>             Sandra Belê
– style=mso-tab-count: 1>             Trio Formação Nordestino
– style=mso-tab-count: 1>             Trio Forró Quilombola
Encerramento:
– style=mso-tab-count: 1>             Quadrilha Junina
– style=mso-tab-count: 1>             Trio de Forró Quilombola
Programação:
Dia 08 (terça-feira)
5h Feira de Produtos Orgânicos
9h Credenciamento
10h Solenidade de abertura do I Salão Estadual dos Territórios Rurais da Paraíba
11h 30 Visita aos Stands – Amostra dos Territórios Rurais da Paraíba
14h Oficinas Temáticas
19h Programação Cultural
Dia 09 (quarta-feira)
8h 30 Apresentação das Boas Práticas Territoriais
9h Reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS
style=mso-spacerun: yes>     Reunião do Comitê de Articulação Estadual – CAE
14h Anúncio dos Principais Encaminhamentos
15h Programação Cultural
17h Encerramento

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top