Sindicatos de Produtores Rurais paraibanos discutem Defesa Agropecuária

Tendo em vista a proximidade da data do início da campanha de vacinação contra a febre aftosa e o grau de importância do assunto e que produtores rurais e lideranças discutiram o tema no encerramento d 2º Encontro sobre Liderança Sindical e Atendimento ao Cliente que aconteceu no último dia 20/04, em João Pessoa e que foi promovido pelo Sistema FAEPA/SENAR-PB.

Segundo a assessora de comunicação social daquele sistema, Juliana Rossignoli, a Defesa Agropecuária e a realidade da Paraíba foi evidenciada em palestra ministrada pelo gerente Executivo da Defesa Agropecuária, Jamir Mascena e pelo gerente Operacional de Defesa Animal, Tamer Belchior Nogueira do Lago, lembrando que o ano de 2011 é tido como um ano crítico para o estado que tenta alcançar o status de zona livre de aftosa com vacinação e que para isso, uma das metas é vacinar 90% do seu rebanho.

Aquela assessora lembrou que o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, é da opinião de que o esforço da Paraíba para mudar de status faz parte de um trabalho em conjunto dos estados que fazem parte do Circuito Pecuário Nordeste, sendo uma meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura para que o Brasil inteiro seja reconhecido como zona livre de aftosa com vacinação em 2011. ‘Em 2010, a média de vacinação em todo o estado foi de 86%, na primeira etapa e 74% na segunda etapa. Na relação por município, apenas 16% atingiu a meta de 90% de vacinação, o que preocupa o Sistema de Defesa Agropecuário”, lembra acrescentando que outro grande desafio para o sucesso da campanha é vencer a resistência dos produtores rurais em vacinar seu gado.

Juliana lembrou ainda que a Paraíba, juntamente com o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, pertencem ao Circuito Pecuário Nordeste e estão classificados como médio risco para a febre aftosa e acrescentou que, da reunião, participaram representantes dos Sindicatos de Produtores Rurais dos municípios de Gurjão, Monteiro, Juazeirinho, Conceição, Uiraúna, Patos, Guarabira, Piancó, Alagoa Nova, Santa Luzia, Cabaceiras, Coremas, Sousa, Nova Olinda, Olivedos, Boqueirão, Remígio, Mãe D´Água, Areia, Santana dos Garrotes e Natuba.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top