Stúdio Rural evidencia implantação da Prefeitura Universitária da UFCG em Sumé

Foi inaugurada no último dia 18, na Escola Agrotécnica de Sumé, a Prefeitura Universitária do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em solenidade que aconteceu no final da manhã e contou com a presença de várias autoridades do município e da região a exemplo do delegado adjunto do MDA, Antonio Alves, representante da Embrapa Algodão, Heleno Alves de Freitas, prefeito de Sumé, Francisco Duarte (Dr. Neto), o diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), Márcio Caniello dentre outras autoridades.

O Prefeito da Universidade de Sumé, Francisco Paulino, informou que todos os campus universitários são compostos por uma prefeitura que dá suporte administrativo e supervisiona as obras de instalação e de infra-estrutura da Universidade.

O Prefeito de Sumé, doutor Neto, conversou com a equipe Stúdio Rural e falou das ações desencadeadas para a vinda da UFCG para o município, a exemplo da luta, ainda no seu primeiro mandato de prefeito, em construir a Escola Agrícola, onde hoje está sendo instalado o Campus Universitário, e a vinda da Universidade Camponesa, em 2003, que também aconteceu durante o seu governo municipal. Ele falou sobre o papel do reitor style=FONT-SIZE: 9pt; FONT-FAMILY: ‘Arial’,’sans-serif’>Thompson Mariz e do professor Márcio de Matos Caniello para a implantação daquele Campus no Cariri paraibano.

Ao dialogar com a equipe Stúdio Rural, o diretor do CDSA, Márcio Caniello, um dos principais coordenadores do processo de instalação do Campus, falou sobre a luta para instalar o Campus da UFCG em Sumé e disse que a sociedade paraibana está vivendo um novo momento, uma nova conjuntura na realidade política desempenhada pelo governo federal na atualidade. “A agenda que a gente vinha desenvolvendo desde o fim da ditadura e que no governo de Fernando Henrique Cardoso ela foi sobrestada porque foi um governo que fez opção pela política neoliberal desmontando a universidade, investindo no ensino particular de baixa qualidade, não investindo na universidade, sucateando a universidade, com a eleição do Lula isso mudou e mudou pra muito melhor porque hoje só no governo Lula foram criadas 15 novas universidades e 100 novos campus, então para a educação esse foi o governo mais benfazejo que eu tenho tido e que veio resgatar reivindicações históricas”, comenta o educador.

Caniello explicou que naquele centro de educação a UFCG fará a trilogia ensino, pesquisas e extensão, com trabalhos e ações que serão aplicados na região em parcerias com entidades da sociedade através de assentamentos e comunidades através de um trabalho de extensão que leve os conhecimentos gerados e ou desenvolvidos na busca da melhor qualidade de via de todo o Cariri paraibano e de outras microrregiões do Nordeste brasileiro. “A palavra chave é parceria, que dizer: sem parceria você não progride, principalmente quando a gente fala num processo de desenvolvimento que envolve que envolve transformação social de superação das desigualdades, oferecimento de oportunidades iguais porque todos os homens e mulheres são iguais perante as leis, perante Deus e perante a vida, então queremos abrir e dar oportunidades para que essas pessoas possam viver dignamente em seu trabalho, mais agregando renda, tendo acesso aos bens e serviços da vida moderna”, explica.

Ao contatar com os ouvintes das emissoras da Rede Esperança e Domingo Rural em Rede, aquele educador explicou que esses foram os primeiros passos para a instalação definitiva daquela casa de educação com o anúncio das licitações e que o vestibular já está agendadno para o próximo mês de junho com previsão do início das aulas para o mês de agosto deste ano.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top