Técnicos de secretaria de agricultura visitam experiências sobre nutrição e reprodução de ovinos da Embrapa

Orientações sobre a nutrição e acompanhamento de ovinos de corte para os períodos de estação de monta, seleção de reprodutores e a possibilidade de coleta e avaliação de sêmen na propriedade rural. Estas foram as principais informações que produtores rurais e técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária de Sobral tiveram no dia 28 de junho, em visita técnica na Fazenda Alegre, em Sobral (CE), como atividade do último dia do curso de manejo reprodutivo que a Embrapa Caprinos e Ovinos promoveu para este público, selecionado pela Prefeitura local.

A informação é do assessor de comunicação da Embrapa Caprinos e Ovinos, Adilson Nóbrega, explicando que na Fazenda Alegre, o pesquisador Fernando Henrique Albuquerque apresentou detalhes sobre o sistema de produção de ovinos para corte e fez demonstrações práticas de avaliação corporal com animais reprodutores e matrizes do próprio rebanho da propriedade. Ele explicou que o laboratorista José Nóbrega deu orientações sobre coleta de sêmen, levando inclusive o material de alguns animais para análise em microscópio, que pôde ser acompanhada pelos participantes.

Nóbrega explicou que o curso de manejo reprodutivo é uma ação do projeto Ovinotec –Tecnologias Integradas para a produção de ovinos a pasto no Nordeste do Brasil, da Embrapa Caprinos e Ovinos com financiamento do Banco do Nordeste e beneficiou produtores e técnicos que integram o projeto Cordeiro de Sobral, parceria da Prefeitura de Sobral com a Embrapa e que durante os três dias de curso (26 a 28 de junho), eles tiveram noções sobre sistemas de produção, escrituração zootécnica e fisiologia da reprodução dentre outras.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top