Emater-RN capacita agentes de extensão rural em projeto Cultivando Saberes

De extensionista para extensionista. Assim é o projeto Cultivando Saberes, que inicia o primeiro módulo de capacitação para vinte técnicos de ONGs e sindicatos do Rio Grande do Norte a partir do próximo dia 27 de outubro, em Mossoró.

A informação foi repassada pela assessoria de comunicação da mater-RN, justificando que o objetivo é qualificar extensionistas para atuarem como agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) numa metodologia que vai privilegiar valores de participatividade, sustentabilidade e agroecologia. “O curso é coordenado por extensionistas rurais da Emater-RN e deve formar agentes capazes de estabelecer articulação entre as políticas públicas, programas e projetos com ênfase no fortalecimento da agricultura familiar e nos princípios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural”, relata aquela assessoria, acrescentando que segundo uma das coordenadoras do projeto, pedagoga Kize Arachelli, o diferencial do Cultivando saberes é a metodologia de acompanhamento, garantindo que após a formação inicial, os formandos vão desenvolver projetos de intervenção em suas realidades e serão acompanhados pela Emater-RN.

Ao dialogar com Stúdio Rural aquela assessoria garante que o Cultivando Saberes é desenvolvido em rede pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e dez entidades de Ater pública do Norte e Nordeste do Brasil, entre elas, a Emater-RN. “A primeira turma do projeto é composta por técnicos de catorze instituições não-governamentais de diversas áreas de formação como educação, serviço social e engenharia agronômica. O segundo módulo da capacitação será realizado em 2009 para avaliação das intervenções no campo”, finaliza.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top