Embrapa promove curso sobre sistema de produção do algodão no Seridó potiguar

Está acontecendo na cidade de Acari, Seridó do Rio Grande do Norte, um curso sobre sistema de produção do algodão no Seridó, evento que teve início na última segunda-feira, 27 de setembro, indo até o dia 01 de outubro e é destinado a assessores técnicos e coordenadores municipais do Projeto Construção do sistema de produção do algodão no Território nos municípios de Acari, Cruzeta, São José do Seridó e Caicó.

O curso está sendo ministrado pelo Pesquisador da Embrapa Algodão, Marenilson Batista da Silva, compartilhando informações sobre a Metodologia UAP (Unidade de Aprendizagem e Pesquisa Participativa) para execução do projeto; Importância do vazio sanitário com orientações gerais sobre manejo e preparo do solo; Planejamento e organização dos consórcios; Orientação sobre o plantio do algodão; Orientações, confecção e o uso de biofertilizante: tratamento das sementes, uso no solo e nas plantas; Controle de ervas daninhas e desbaste do algodão; Manejo integrado de pragas e doenças; Orientação sobre colheita, custos com o processo de transporte, beneficiamento do algodão; Colheita do algodão e seus consórcios; Seleção de sementes e formação do banco de sementes; Pós-colheita (beneficiamento do algodão) e Comercialização do algodão.

Marenilson explicou que o objetivo é repassar conhecimentos agronômicos e metodológicos para a execução do Projeto Construção do sistema de produção do algodão no Território do Seridó e que a atividade consta de uma ampla programação. “Esse é um projeto que tem um financiamento do Instituto Riachuelo, a Embrapa está presente, Sebrae, Emparn aqui do Rio Grande do Norte e dentro da programação: ontem, hoje e amanhã a gente permanece aqui, na quinta-feira a gente visita Alagoinha, no Brejo Agreste da Paraíba, depois Juarez Távora e, na sexta-feira vamos estar em Campina Grande, na Serra da Borborema, pra fazer um visita e finalizar o curso”, explica Batista ao dialogar com Stúdio Rural.

CRONOGRAMA
27 de setembro de 2021(segunda-feira)
13:30 – Abertura do curso e apresentação dos participantes
14:40 – Aula teórica
28 de setembro de 2021(terça-feira)
8:00 – Aula teórica e atividades práticas
12:00 – Intervalo para o almoço
13:30 – Aula teórica e atividades práticas
29 de setembro de 2021(quarta-feira)
8:00 – Aula teórica e atividades práticas
12:00 – Intervalo para o almoço
13:30 – Aula teórica e atividades práticas
30 de setembro de 2021(quinta-feira)
8:00 – Visita de campo em áreas de produção de algodão no agreste da Paraíba. Pernoite em Campina Grande – PB
01 de outubro de 2021(sexta-feira)
8:00 – Visita a Embrapa Algodão em Campina Grande.
10:00 – Avaliação dos participantes com teste teórico e exposição oral.
12:00 – Encerramento e retorno ao território do Seridó – RN

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural /

2 Comentários

  1. Adriana gregolin -  28 de setembro de 2021 - 18:40

    Maravilha! De grande importancia capacitar para producir algodão de qualidade e com valor agregado, contribuindo para a sustentabilidade do setor.

    Responder
  2. FRANCISCO FREIRE DA SILVA -  28 de setembro de 2021 - 19:53

    Ótimo curso. Reciclando os conhecimentos.

    Responder

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top