Feira direta ao consumidor valoriza produtos da agricultura familiar em cidade do RN

De um lado, pescados e frutos do mar. Do outro, carne, galinha caipira, feijão e hortaliças. Ainda sobra espaço para artesanatos de palha, areia, crochê ou labirinto e para iguarias como torta de camarão, isca de peixe e coxinha de mariscos. Tudo isso você pode encontrar na Feira da Agricultura Familiar de Tibau, no litoral norte do estado. A feira ocorre todo domingo, entre 6h e 11h30, e conta com o apoio da Emater-RN, dos sindicatos dos pescadores e dos trabalhadores rurais, além da prefeitura municipal.

A informação da assessoria da Emater no Rio Grande do Norte que, em contato com Stúdio Rural, informou que a feira reúne 68 agricultores familiares, pescadores e marisqueiros que negociam seus produtos diretamente com os consumidores num trabalho desenvolvido em parceria com a Rede Xique Xique de comercialização solidária e apoio da Emater-RN com ação segmentado que vai da realização da feira desde a hora do plantio, com a assistência técnica aos produtores e a elaboração de projetos de crédito rural e o planejamento da produção para a comercialização. “A Rede Xique Xique reúne mais de 50 grupos produtivos de trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos nas regiões Oeste e Mato Grande do estado e busca alternativas de comercialização para diminuir a ação de atravessadores e melhorar a renda das famílias”, relata aquela assessoria ao falar com Stúdio Rural.

Aquela assessoria informou ainda que o Governo do Estado, através da Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, apóia iniciativas de comercialização solidária em diversos municípios do Rio Grande do Norte, citando como exemplo Janduís e Natal dentre outras.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top