Fetag inicia campanha salarial de canavieiros na Paraíba

Marcada para o dia 9 de setembro, às 10h, no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), a segunda rodada de negociação da convenção coletiva dos canavieiros deste ano.

Segundo informações da assessora de comunicação da entidade, Neudja Farias, o piso salarial de R$ 480, a doação de cestas básicas e a manutenção da tabela de tarefas negociada no ano passado estão entre os principais pontos da pauta de reivindicações para esta convenção coletiva, acrescentando que cerca de 35 mil trabalhadores deverão atuar nesta safra, que deverá encerrar no mês de janeiro de 2009. “Durante a primeira mesa, realizada no último dia 28 de agosto, ficou acordada a manutenção da data-base da categoria em 1° de setembro, período em que a maior parte das usinas do setor sucroalcooleiro da Paraíba iniciam a moagem da cana-de-açúcar”, informa Neudja.

Ela informou ainda que para o secretário de Assalariados da Fetag-PB, João Antonio Alves (João Lau), a entidade busca garantir, no decorrer desse processo, não só o êxito das negociações assegurando o direito dos trabalhadores, mas sobretudo a execução do que for acordado.

Outra informação repassada por aquel assessora, é que, segundo informações do representante da Associação dos Plantadores de Cana-de-açúcar do Estado (Asplan), Raimundo Nonato, as perspectivas apontam para uma safra de aproximadamente 6,2 milhões de toneladas com uma produção, colhida em 115 mil hectares na área litorânea, é um pouco superior a observada no ano passado, que foi em torno de 5,6 milhões de toneladas. “O setor sucroalcooleiro paraibano conta, hoje, com nove usinas, sendo que uma produz açúcar (Agroval), duas produzem álcool e açúcar (Monte Alegre e São João) e seis produzem álcool: Tabu, Giasa, Japungu, Miriri, Una e Pemel. A Paraíba é o terceiro Estado em produção de cana-de-açúcar na região Nordeste”, finaliza Neudja.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top