Furto de gado é tema trabalhado por entidades do agro através de encontro virtual

Representações de entidades diversas participaram de recente encontro para discutir sobre o furto de gado que vem preocupando o meio rural em todo o território nacional.

O evento virtual (Clique e veja)foi promovido pela Revista DBO, contou com participação de representações da CNA, Confederação Nacional da Agricultura, dentre outras, que têm na prática delituosa uma forte preocupação com a ameaça a sustentabilidade do agro brasileiro e foi tema no Programa Domingo Rural deste domingo, 02 de maio.

Conforme a assessoria da CNA o coordenador administrativo do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro, foi um dos debatedores da live justificando que o abigeato (furto de animais) se tornou uma preocupação cada vez maior entre os pecuaristas brasileiros nos últimos anos reforçando que o crime não se limita apenas ao furto de bovinos, mas também de caprinos, suínos, equinos, entre outros animais e que para fortalecer a temática também participaram o diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, e o titular da Delegacia Regional da Polícia Judiciária Civil de Barra do Garças (MT), Wilyney Borges. “Carlos Frederico destacou algumas inciativas realizadas pela CNA para discutir o tema e aumentar a segurança nas áreas rurais do Brasil. Uma delas foi o Observatório da Criminalidade no Campo, uma ferramenta para monitorar a prática criminosa no campo, traçar um diagnóstico e propor ações para proteger produtores rurais e seus familiares”, explica aquela assessoria.

Outra prioridade da Confederação, acrescenta aquela assessoria, é contribuir para a capacitação dos policiais militares que atuam no meio rural. Conforme Carlos Frederico, a entidade pretende fomentar e apoiar cursos de formação onde esses profissionais possam aprender a identificar uma Guia de Trânsito Animal (GTA), quando esse documento é obrigatório, o que é um defensivo químico e como comprovar a propriedade de uma máquina agrícola, por exemplo. “Durante a live também foi abordado o Projeto Fazenda Segura, realizado pela Acrimat em parceria com o Sindicato Rural de Barra do Garças e forças de segurança pública estaduais para prevenir roubos de gado e de insumos”.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / CNA

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top