Jovens e mobilizadores falam sobre encontro de juventude rural do Procase

Durante a última quarta e quinta-feira(21 e 22), jovens rurais de municípios diversos do Cariri Oriental, Cariri Ocidental e Médio Sertão, componentes da Secretaria Executiva de Juventude do governo do estado e mobilizadores Procase, Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú estiveram participando de um encontro de dois dias, em Campina Grande, discutindo o papel da juventude no meio rural e as políticas de governos para esse segmento camponês.

Priscila Gomes de Araújo é secretária de Juventude do Governo do Estado, participou do encontro e, ao conversar com nossa equipe, fala sobre a intervenção feita por ela acerca das políticas voltadas para a juventude camponesa. Ela disse que ter participado do encontro foi uma forma da nova secretaria iniciar o diálogo com a juventude camponesa, estreitando laços, colhendo informações que subsidiem a construção e execução de políticas para a juventude dentro do Procase como também de outras esferas do governo e garante que o governo inova com a criação da secretaria executiva. “A gente viu a necessidade de criar a Secretaria Executiva dentro da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer do Estado pra que aí sim a gente possa ter mais equipamento e mais autonomia pra fornecer e pra implementar políticas públicas de juventude no estado como um todo”, explica ao dialogar com a equipe do Programa Domingo Rural.
Alex Pimentel é articulador do Procase no Território do Cariri Oriental e, ao falar com nossa equipe, disse que diversas ações estão sendo trabalhadas para o apoio social com as políticas públicas via Procase. “O que foi discutido aqui foi a participação da juventude no acompanhamento da execução das políticas públicas no foco Procase, mais envolvimento da Secretaria da Juventude, Secretaria da Agricultura e a ideia é o envolvimento dos jovens, de fato e de direito, com ação nas políticas públicas”, explica ao dialogar com Stúdio Rural.
Articuladora do projeto no Cariri Ocidental, Joseane Bezerra de Freitas, Joia, classificou o evento como muito positivo no sentido em que os jovens puderam se conhecer e conhecer o conjunto dos projetos já contemplados com recursos, citando como exemplo focos produtivos financiados nos municípios de Taperoá, São José dos Cordeiros, Sumé, Monteiro, São João do Tigre, Prata e Congo que estão no Cariri Ocidental. “Esses representantes dos projetos contemplados têm dito durante o encontro que foi interessantíssimo, que querem que o Procase continue apoiando a juventude e que a Secretaria da Juventude se aproxime do território, que continue desenvolvendo políticas públicas específicas para a juventude do território e acredito que nós só temos a somar e que o encontro foi o início de um trabalho que deve se prolongar com a juventude dos cinco territórios onde o Procase atua”.
Stúdio Rural dialogou com a presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Riacho do Algodão e Santa Rita, município de Congo, agricultora Maria Géssica de Almeida Silva, falando sobre a promoção juvenil através de recursos do Procase. Ela informou que a entidade recebeu cerca de R$ 11 mil reais para a compra de máquinas e melhoria da estrutura do prédio da associação que trabalha artesanato com fabricação de vassouras de garrafas pete, trabalho coletivo com hortas comunitárias dentre outras iniciativas. 
Alberes Calisto é gerente operacional de articulação dos jovens do campo da Secretaria Executiva da Juventude do governo do estado, participou do evento e será um dos participantes no Programa Domingo Rural deste domingo(25/01) falando sobre o evento e sobre as intenções do governo em fazer políticas públicas para a juventude camponesa estadual. “Esse evento que a equipe do Procase organizou me possibilitou enquanto gerente conhecer, mapear as diversas atividades que os jovens estão fazendo nas suas regiões e possibilitou também eu ampliar minha visão dos asseios dos jovens, o que eles buscam, o que eles pretendem elencar como pontos principais a partir das políticas públicas voltadas para a juventude, o encontre teve essa missão de nortear os jovens e politiza-los sobre o que é política pública e o que a política pública pode oferecer pra ele enquanto juventude, enquanto protagonistas dentro do estado”.
Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top