Stúdio Rural participa da 36º Exposição de Animais de Sertânia

O Stúdio Rural participou da 36ª Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos do Sertânia – Expocose, e evento que aconteceu 23 a 27 deste mês, no Parque Professor Renato Moraes, naquela cidade e que reuniu cerca de 120 expositores de municípios de Pernambuco e outros estados nordestinos visando estimular o desenvolvimento da caprinocultura do Estado.

Stúdio Rural conversou com o representante do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco, Adilson Barbosa Alves, que disse ser uma das maiores exposições do Nordeste e uma das três maiores do Brasil. “É uma das melhores exposições que existe, porque Sertânia como a capital nordestina da raça Anglo Nubiana, nós temos o prazer de mostrar não só a Pernambuco mas ao Brasil, nós temos o melhor para exportar”, comemora. Ele disse que o IPA está sempre nos eventos levando as tecnologias trabalhadas naquele estado e levando os conhecimentos para os empreendedores rurais de todo o estado.

Stúdio Rural conversou com o representante da Revista Berro, especializada na Caprinovinocultura, Luis Alberto Brito Mendes que fala sobre o evento e sobre o papel desenvolvido pela revista não somente naquele mas em diversos outros eventos do gênero desenvolvidos em todo o país. “Sertânia tem uma importância fundamental dentro da caprinocultura nordestina, e principalmente como berço da raça Anglo Nubiana, pois, o IPA do governo estadual importou as primeiras cabras a cerca de 40, 45 anos atrás da Inglaterra e a partir daí o sucesso foi total, os criadores aderiram a cabra que se provou competente no semi-árido nordestino”, argumenta, acrescentando que a Revista ‘O Berro’ faz parte desta história já que tem sido um dos poucos instrumentos especializados no gênero.

Outro entrevistado pela equipe Stúdio Rural e compartilhado pelas emissoras da Rede Esperança e Domingo Rural em Rede, Adauto Heráclio Duarte Filho, disse ser um evento de que tem dado importante contribuição para a expansão das raças em Pernambuco e em outros estados nordestinos já que é uma feira visitada por interessados e empreendedores de estados diversos da região.

José Roberto Bezerra Neves é caprinocultor no estado da Paraíba, participou do evento e disse ser de fundamental importância, se destacando pela qualidade do rebanho exposto em uma área ampla destinada a compra e venda dos animais e produtos do meio além de um espaço amplo para a cultura regional.

A abertura do evento foi feita pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira, com a presença de representantes da Sara, da Adagro, do IPA, entre outras autoridades com o apoio da Associação Pernambucana de Criadores de Caprinos e Ovinos e da Associação dos Criadores e Caprinos e Ovinos de Sertânia.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

 

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top