UEPB recebe novos estudantes do Timor-Leste para estudar na Instituição em 2015

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu na tarde da última segunda-feira(27) os novos estudantes do Timor-Leste que vão cursar graduação na Instituição a partir deste ano.

Segundo a assessora de comunicação daquela universidade, Tatiana Brandão, são 19 alunos e alunas que foram recepcionados pelo reitor Rangel Junior e integrantes da Administração Central e que os recém-chegados passarão por um curso pré-acadêmico de seis meses para que os mesmos possam ter um reforço escolar em Língua Portuguesa, Matemática, História e Cultura paraibana, nordestina e brasileira. “A atividade da recepção contou, ainda, com a presença da chefe de Gabinete Educacional do Timor-Leste, Flávia Maria Augusta Martins, e do adido da Educação do Timor-Leste no Brasil, Luís de Sousa Sequeira, que enalteceu a forma como a UEPB tem tratado os estudantes de seu país e destacou que a Universidade atualmente é a segunda instituição do Brasil com o maior número de estudantes de nacionalidade timorense, constituindo um total de 51 estudantes em cursos de graduação e pós-graduação para o ano de 2015”, explica aquela assessora.
Brandão explicou que o processo para a vinda dos estudantes timorenses à UEPB é fruto de um Protocolo de Cooperação estabelecido em abril de 2012 entre o Ministério da Educação da República Democrática do Timor Leste e a UEPB, com o intuito de auxiliar o referido país em seu processo de reconstrução no pós-guerra. “Tal iniciativa foi intermediada pelo Coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Carlos Enrique Ruiz, e o assessor internacional da Secretaria Geral da Presidência da República, o diplomata Marcelo Costa”, relata.
Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top