Campina Grande sedia encontro da Rede Temática de Comercialização na Agricultura familiar

A cidade de Campina Grande está sediando o I Encontro da Rede Temática Estadual de Comercialização, evento que está acontecendo durante esta terça e quarta-feira(30/09 e 01/10) tendo como local o hotel Onigrat, em Campina, é destinado a técnicos da Emater e representantes da Secretária da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Superintendência da Conab e objetiva sensibilizar os participantes sobre as políticas de fortalecimento da agricultura familiar, promovendo a troca de experiências entre as diversas regiões do Estado.

Stúdio Rural compareceu ao local e conversou com representações do MDA, Emater-PB e representações do governo federal, palestrantes no evento.

Vindo de Brasília, o coordenador de Relações Institucionais e Gestão do SIBRATER(Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural), Hur Bem da Silva, falou sobre os conteúdos repassados para os participantes no evento. “Nós viemos aqui conversar com eles sobre a lógica e a proposta de Rede Temática de Extensão Rural que o MDA está implementando e aqui hoje o pessoal da Paraíba está criando uma rede de comercialização no estado para trabalhar com os instrumentos de política para a agricultura familiar voltados a comercialização”, argumenta a representação governamental.

Já o palestrante coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e articulador nacional da rede de apoio à comercialização de produtos, palestrante Luiz Humberto da Silva, ao dialogar com Stúdio Rural, disse que falou aos presentes sobre o que é Rede Temática de Comercialização e sobre o pioneirismo da Paraíba na modalidade a ser constituída no país e que espera-se que com a nova prática os agricultores familiares do Estado da Paraíba tenham acesso a comercialização, sobretudo no Programa PAA que é um Programa que tem recursos do MDS e do MDA e que facilita a comercialização da produção agrícola familiar.

Outro entrevistado por nossa equipe foi o delegado federal do desenvolvimento agrário, Marenilson Batista da Silva, que disse ser um espaço de fundamental importância especialmente para os técnicos da Emater que pelo serviço a ser prestado a comunidade precisam dominar a temática. “ Esse encontro da Rede Temática de Comercialização busca fazer com que se construa espaços de comercialização para a agricultura familiar e o intúito maior é que os técnicos juntos com os agricultores e agricultoras discutam desde a compra através do Programa de Aquisição de alimentos, seja com doação, seja com formação de estoques se discuta os espaços de comercialização nas feiras livres a venda direta ao consumidor e também a participação da agricultura familiar nas redes varejistas”, argumenta Batista.

Para o presidente do SINTER, Sindicato dos Profissionais da Emater, José Gilson Alves, o evento representa um espaço político importante onde os extensionistas, juntamente com outras instituições, possam fazer reflexão buscando os mecanismos de articular e integrar as redes que estão em processo de construção no Estado da Paraíba, em particular a comercialização.

Inicialmente o evento fez apresentação de todos os participantes e em seguida diversas palestras e capacitações foram desenvolvidas durante o primeiro dia e promete muito para o segundo dia de evento.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top