Fórum do Cariri Ocidental anuncia plenária para discutir abatedouro e Campus da UFCG

A comissão executiva do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri Ocidental realizará no próximo dia 18 uma reunião na Escola Agrotécnica da cidade de Sumé, futuro Campus da UFCG campus Sumé.

A data da reunião ficou decidida em reunião(foto) que aconteceu na última sexta-feira(06/02) contando com a participação de representação daquela unidade de educação, da UFCG, da executiva do Território, do articulador estadual dos territórios, Antonio Junio da Silva e do delegado adjunto do MDA-PB, Antônio Alves.

Segundo a articuladora daquele território, Maria José Jovem, a plenária terá como pauta discussões sobre a inauguração do Abatedouro de caprinos e ovinos em Monteiro, implantação do Campus da UFCG em Sumé e ajustes no Projeto do Centro da Agricultura Familiar que está em fase de construção. Ela ressaltou a importância e o compromisso de todos em participar do evento no sentido de que trata-se de uma Plenária de definições e encaminhamentos, sendo necessário que todos fiquem informados como está o andamento das ações no território.

Na reunião da última sexta-feira a pauta esteve em torno de mudanças no projeto inicial no Centro de Formação da Agricultura Familiar proposta pela UFCG, proposta que, segundo a articuladora Maria José só é possível mediante decisão da plenária territorial. “A gente não poderia tomar nenhuma atitude porque a gente não tem poder legal pra definir pelo território”, revela Jovem.

O professor da UFCG, Francisco Paulino Filho, falou sobre a reunião e disse que foi um contato amistoso para que as representações do Território e do MDA pudessem conhecimento de perto a proposta de mudanças no projeto do Centro de Formação da Agricultura familiar e disse que espera contar com o apoio da executiva do Fórum no dia da reunião.

O articulador estadual dos territórios na Paraíba, Antonio Junio, disse que a decisão em levar o tema para uma plenária foi o mais acertado e garante que toda decisão tomada no dia 18 será acatada e executada.

O delegado adjunto do MDA disse que a proposta da UFCG vem propondo mudanças que beneficiará o futuro campus da UFCG em Sumé e a agricultura familiar, mas que as decisões devem ser democratizadas, cabendo a assembléia do dia 18 decidir sobre qual o encaminhamento a ser executado. “Nós temos uma dinâmica, o Ministério do Desenvolvimento Agrário tem uma dinâmica, os territórios tem a coordenação executiva e a plenária é que define se muda ou se não muda e portanto nós queremos fazer essa decisão.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top