Jovens da pequena agricultura nacional participam de capacitação em Centro de formação de Lagoa Seca

Cerca de 80 jovens camponeses do MPA, Movimento dos Pequenos Agricultores de 14 estados brasileiros estarão participando de um curso no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, localizado na zona rural de Lagoa Seca, Agreste paraibano.

Segundo a assessora do MPA, na Paraíba, Francisca Paulina, trata-se da II Escola Camponesa da Memória, terá como tema “Ligas Camponesas e a Ditadura Militar”, acontecerá no período de 28 de março a 01 de abril e objetiva possibilitar espaço de formação histórica e cultural para juventude visando à reconstrução da memória coletiva das lutas de resistência dos camponeses brasileiros. “Construir mística revolucionaria cimentando identidade de classe na juventude do MPA”, explica Francisca Paulina ao dialogar com Stúdio Rural.
O início das atividades, segundo ela, se dará na manhã do sábado(28) com uma mística de abertura e apresentação dos objetivos da escola, seguida de apresentação do programa e organicidade; memória, história e cultura além da introdução ao golpe militar com apresentação de Milton Pinheiro.
Os camponeses brasileiros e a formação das Ligas Camponesas, Métodos de luta, organização e cisão das Ligas, oficinas de rádio, discurso oratória, teatro, cordel, escrita, estêncil e grafite dentre outros serão trabalhados no segundo dia que será seguido de mesa de debate sobre a ditadura militar.
A juventude na construção do congresso do MPA, Roda de conversa sobre convivência e o aspecto cultural do semiárido serão temas trabalhados no terceiro dia com participação de renomados professores da UFPB e INSA com trabalho continuado com oficinas e noite Cultural.
O penúltimo e último dias de evento serão marcados por visitação ao memorial das ligas camponesas, visitação a locais históricos, apresentação de filmes, encaminhamentos, avaliação e encerramento das atividades.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top