Ministro do Desenvolvimento Agrário e presidente do Incra vêm ao RN com entrega de recursos para agricultura

Nesta quarta-feira (17), o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, e o presidente do Incra, Rolf Hackbart(foto direita), estarão no Rio Grande do Norte para cumprir uma agenda positiva, destinada à agricultura familiar e à reforma agrária, em parceria com o Governo do Estado.

Segundo a assessoria do Incra daquele estado a programação será iniciada às 9h, nas imediações do ginásio Machadinho, onde o MDA fará entrega de veículos à Emater e em seguida, por volta das 10h, no auditório da Emater onde será apresentado o Plano Safra Mais Alimentos 2008/2009.

Dentro da programação, segundo aquela assessoria, o Instituto de Colonização e Reforma Agrária assina um convênio, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca, para construção de nove caixas d’água, 405 cisternas de placa, implantação de rede de adução e distribuição de água, além de perfuração e instalação de poços tubulares. Também, será firmado um convênio entre o Incra e o Departamento de Estrada e Rodagem para recuperação de 200 quilômetros de estradas em assentamentos do RN. “O Instituto, ainda, assinará um termo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Habitação, Trabalho e Ação Social para reforma e ampliação de 4.968 casas de 60 assentamentos”, justifica, acrescentando que em Natal, a programação será concluída com o lançamento da 1ª Feira Feminista de Economia Solidária do RN.

Ao contatar com Stúdio Rural a assessoria do Incra-RN informou que à tarde, a comitiva do ministro segue para Serra do Mel, na região Oeste do Estado, para fazer a entrega de títulos de posse a 772 famílias de agricultores familiares daquele projeto de colonização. “Numa ação realizada em parceria com o Governo do Estado, o benefício acaba com o drama dessas famílias, que há 34 anos foram assentadas, mas não eram proprietárias das terras onde viviam”, relata, acrescentando garantindo que a partir de agora, os trabalhadores familiares terão garantias e benefícios, como a total segurança jurídica para sucessão das terras e facilidade no acesso ao crédito rural. “A solenidade de titulação acontece às 15h, na Vila Brasília”, garante, complementando que para o superintendente do Incra-RN, Paulo Didney Gomes(foto esquerda), a entrega de títulos às famílias de Serra do Mel é uma demanda histórica, com mais de 30 anos, solicitada pelos trabalhadores rurais e que a ação é fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, que juntos, demonstram estarem comprometidos com a agricultura familiar e a reforma agrária no Rio Grande do Norte.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top