BNB apresenta programa regional e planos estaduais do FNE para 2009

O Banco do Nordeste do Brasil, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), promoveu no último dia 18, encontro para apresentar a Programação de Aplicação dos Recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o ano de 2009.

Segundo o assessor de Comunicação do BNB na Paraíba, Lenin Falcão, a reunião ocorreu na direção do BNB, em Fortaleza, sendo transmitida em sistema de videoconfeerência para as demais capitais do Nordeste e para a cidade de Montes Claros (MG) e em João Pessoa no auditório da superintendência estadual do Banco reunindo técnicos da secretaria de Agricultura e Pesca e do Desenvolvimento Econômico e do Turismo da Paraíba, além de representantes da EMATER, Federação da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Centro de Indústrias da Paraíba.

Lenin informou que de acordo com o diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, Pedro Rafael Lapa, a partir das Políticas Públicas, Estaduais e Federal, e das demandas apresentadas pelos setores produtivos, previstas nos principais programas e projetos a serem desenvolvidos no próximo ano, foi possível prever a configuração de condições mais favoráveis aos financiamentos e estimar a demanda de crédito do FNE.

“O Plano Estadual, elaborado para aplicação dos recursos do FNE em 2009, aponta que, no próximo ano, vários segmentos da economia paraibana deverão continuar em crescimento, como Indústria, Comércio, Agronegócio, Pecuária e Infra-estrutura. Entretanto, o mapeamento dos projetos do governo, empresas, instituições e organizações do Estado revela que a Infra-Estrutura, com energias alternativas e o Turismo são destaques dos setores que receberão investimentos”, relata Falcão, acrescentando que o superintendente estadual do BNB na Paraíba, Francisco Carlos Cavalcanti, afirma que, em 2009, o BNB continuará atendendo, prioritariamente, os agricultores familiares, as micro e pequenas empresas, os empreendimentos com maior capacidade de geração de emprego, renda e inovação, e investindo fortemente nos negócios localizados na região semi-árida. “Ele informa que, durante as reuniões de trabalho que envolveram diversos representantes dos setores produtivos, foi definido um valor de R$ 420,7 milhões em recursos do FNE a serem alocados na Paraíba. Entretanto, segundo Francisco Carlos, essa valor poderá aumentar”, complementa.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top