Cariri Oriental proporciona entrega de 100% da semente para safra 2009

Toda a semente de milho e feijão destinados a safra 2009 no Território do Cariri Oriental já está na Paraíba e a disposição de cada município daquela territorialidade.

Um pouco mais de 46 toneladas de sementes entre feijão e milho chegou no dia 30 de janeiro último e cerca de 30 toneladas chegaram na última sexta-feira dia 06, produto que logo foi entregue diretamente aos municípios que ainda faltavam receber o produto.

Na última sexta-feira, em Boqueirão, foi feito a entrega aos municípios de Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Caraúbas e Queimadas(Território da Borborema) além dos diversos outros municípios do setor Soledade a exemplo da São João do Cariri, Boa Visa, Gurjão dentre outros.

Para o secretário de agricultura do município de Caturité,  Jair da Silva Ramos, a semente chegou em boa hora já que as chuvas já estão chegando e desta forma as famílias começarão a colocar semente na terra. Ele informou que a prefeitura já está fazendo o corte da terra e que com a semente 425 famílias estão sendo beneficiadas. Jair falou da importância da produção de semente para o ano de 2010 ser executado aqui no Estado da Paraíba já que no tempo da entrega fica mais fácil e com menos custo para cada município.

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, CMDRS, José Faustino Neto, é da opinião de que tudo foi possível graças a decisão de governo em desenvolver o programa em favor da agricultura familiar daquele território e, no transporte, ele registra o empenho dos prefeitos e prefeitas de cada municipalidade que logo colocaram á disposição da comissão da semente os recursos destinados ao pagamento do transporte do produto vindo de Petrolina-PE. Faustino salientou o papel desempenhado pela comissão da semente que teve toda habilidade em negociar com os executivos municipais. “A comissão foi formada justamente com as pessoas que representam a sociedade civil e essas pessoas conhecem de perto as dificuldades desses agricultores”, relata.

Já o delegado adjunto do MDA, Antônio Alves, evidenciou a organização dos componentes do Território do Cariri que em tempo recorde conseguiram trazer as sementes até aquele território, já que a decisão da contrapartida por parte dos prefeitos no transporte do produto só foi feito na segunda semana de janeiro último. “Quero parabenizar a comissão territorial, principalmente o nosso articulador do Território do Cariri Oriental e que já estamos com toda a semente neste território e amanhã(sábado) já vai está em todos os municípios”, argumentos Alves, garantindo que a Delegacia Federal do MDA no Estado estará acompanhando de perto e colhendo reivindicações que venham melhorar o programa a exemplo das propostas de se produzir a semente no Estado da Paraíba. “O próximo passo agora é a semente chegar de fato a quem de direito tem que é o agricultor familiar, aquele que está inscrito no Garantia Safra e nós vamos nos desdobrar para que a gente acompanhe nos municípios e que a semente seja entregue de fato aos seus verdadeiros donos”.

Entrevistado pela equipe Stúdio Rural, o articulador estadual da SDT/MDA, Antonio Junio da Silva, disse que com a organização da comissão territorial acaba o medo de atrasar o plantio naquele território. style=mso-spacerun: yes>  “O Cariri Oriental teve um processo de mobilização muito eficaz, muito rápido inclusive, a semente já se encontra toda no território, já sendo toda distribuída para os municípios, já saindo inclusive o calendário nos municípios de entrega aos agricultores e agricultoras tudo fruto da capacidade de mobilização e disponibilidade dos gestores que estão entrando com essa contrapartida que é a questão do transporte”, comenta Junio.

O articulador daquele território Carlos José Duarte Pereira falou do empenho da comissão que com o compromisso assumido conseguiu entregar a semente em menos de um mês dando melhor condição de trabalho para as famílias de agricultores nos municípios. “Os doze municípios do Cariri Oriental receberam a semente e estão todos aí já carregando os caminhões para distribuir em suas comunidades”, comenta Carlos José.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top